Proteína Isolada ou Concentrada

 

Este  tipo de dúvida é muito  frequente  no momento da aquisição de um  suplemento  protéico  ainda mais com  tanta  oferta de  produtos no mercado; neste  pequeno artigo, vou  tentar sintetizar  o máximo  possível  e as principais  diferenças  entre os dois  principais  tipos.

 

A proteína  isolada  apresenta  uma  maior  relação entre  dose  e  quantidade de proteína ou seja, a  quantidade de  proteína  consumida chega  até  95%  da dose total de  produto ingerido, além de apresentar uma  baixa quantidade de lactose e quase nada de gordura.

 

As proteínas concentradas  possuem  uma relação dose  e quantidade  de proteínas  que  variam de 40  a 80%  dependendo da marca, além de possuírem uma  maior quantidade de lactose e gordura  (mesmo  aquelas  ultrafiltradas) 
 

Então  a  melhor proteína  é  a  isolada? sim, por  isso  geralmente   são mais  caras pois  apresentam  maior  concentração de proteínas  por  dose. Então as proteínas concentradas  não servem?  não  é  isso, servem  sim  principalmente  para  aqueles  que  não  necessitam  de  um grande  aporte  protéico  durante  o  dia; se você  faz uso  de proteína  concentrada  não se  preocupe  com  a  quantidade  de lactose  e  gordura  que  o  produto contém  pois  não  é  tão  alta e só apresentará diferença  se for  consumida  várias vezes  ao longo  do dia.

 

Dica - Se  você  consumir  suplementos  proteicos  mais  que  duas  vezes por dia, prefira  a isolada; se  você  utilizar   apenas  uma  vez por  dia  ou se  for  substituir  uma refeição, use  a  concentrada.

 

Dr João Ricardo